6 mentores que influenciaram grandes estrelas do futebol mundial


É muito comum ver jogadores de futebol citando seus treinadores como os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de suas carreiras, principalmente as grandes estrelas. São técnicos que assumem uma figura “quase paterna”, blindando o potencial de seus pupilos com capacidade e visão para quebrar os limites e extrair o melhor do boleiro.

Separamos nesta lista 6 mentores que tiveram uma influência gigante na carreira de alguns dos maiores jogadores do planeta. Confira!


Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo

Quando um jovem Cristiano Ronaldo chegou ao Manchester United em 2003, poucos tinham ideia do potencial que o português poderia alcançar. Mas não Alex Ferguson, que foi moldando o jogador ano após ano e incentivando sua mentalidade vencedora. Ao mesmo tempo, o lendário treinador soube blindar o atacante das críticas da feroz imprensa inglesa. Com o tempo, o ponteiro franzino tornou-se protagonista. Usando a camisa 7, a maior responsabilidade possível de um atleta dos Red Devils, Ronaldo não decepcionou. Até hoje, todos em Old Trafford sonham com o retorno de Ronaldo – e também do já aposentado Sir Alex Ferguson. 


Raí e Telê Santana

Grande comandante do São Paulo em suas principais glórias nos anos 90, Telê Santana tinha em Raí o maestro responsável por manter a orquestra atuando em alto nível. O meia deixou o tricolor paulista para ser ídolo no PSG, mas nunca esqueceu os ensinamentos do mestre. Assistir aos lances do ex-camisa 10 são-paulino é perceber um atleta que compartilhava da mesma visão e capacidade de leitura de jogadas de Telê. Uma parceria que deixou muitas saudades no Morumbi.


Diego Simeone e Antoine Griezmann

Quando Griezmann chegou ao Atlético de Madrid em 2014, lutou para lidar com a intensidade de Simeone e foi frequentemente o primeiro jogador a ser substituído nas partidas. Mas a rigidez e a cobrança do treinador argentino acabaram gerando ótimos frutos para o desenvolvimento do atacante. Sob a orientação incansável de Simeone, Griezmann se tornou um dos melhores jogadores do mundo. Venceu os primeiros grandes troféus de sua carreira no ano passado – a Liga Europa com o Atlético e a Copa do Mundo com a França – e, como jogador mais velho de uma equipe jovem da França, está se tornando rapidamente um mentor para o futuro.


Jurgen Klopp e Robert Lewandowski

Então treinador do Borussia Dortmund, Jurgen Klopp “arrancou” Robert Lewandowski de um modesto Lech Poznan em 2010, quando poucos poderiam imaginar no que o polonês se tornaria na sequência. A confiança de Klopp em Lewandowski nunca titubeou e ele foi generosamente recompensado quando o Dortmund conquistou a Bundesliga da temporada seguinte, com Lewa marcando 30 gols. O centroavante passou a barreira dos 100 gols marcados com a camisa da equipe de Borussia antes de ingressar no Bayern de Munique em 2014. Nas oitavas da Champions deste ano, o reencontro acontecerá, já que os bávaros vão encarar o Liverpool, atual clube de Klopp.


Johan Cruyff e Pep Guardiola

Além de fazer parte do lendário “carrossel holandês” com sua seleção na década de 70 como jogador, Cruyff também trouxe à tona conceitos usados até hoje durante sua passagem como técnico do Barcelona nas décadas de 80 e 90. Um dos mestres de Pep Guardiola (então meio-campista sob seu comando), como o próprio não cansa de afirmar.


Pep Guardiola e Lionel Messi

Apesar de Messi ser um craque e um dos maiores da história, provando seu talento temporada após temporada, também é indiscutível o papel de Pep Guardiola no seu desenvolvimento como jogador. Foi o gênio catalão o responsável por colocar o argentino na função de ‘falso nove’, em que Messi alcançaria números absurdos comandando o ataque de um Barcelona implacável. A herança tática do atual treinador do Manchester City para o futebol mundial é imensa, assim como sua influência na carreira de Messi. Sem Pep, ‘La Pulga’ certamente não seria o jogador que é hoje. 


Este artigo é trazido a você por Alita: Anjo de Combate, em breve nos cinemas. Confira o trailer no link abaixo:

[embedded content]

Link da notícia original: 6 mentores que influenciaram grandes estrelas do futebol mundial


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.