Lédio diz que invasão de torcedor na Arena Pernambuco é ‘indescupável’


A Copa das Confederações transcorreu sem nenhum incidente de invasão de torcedor nas novas arenas, mas bastou o Campeonato Brasileiro recomeçar para surgirem os primeiros problemas vindos das arquibancadas próximas ao gramado. Na vitória por 1 a 0 do Botafogo diante do Fluminense, que aconteceu na Arena Pernambuco, em Recife, um torcedor invadiu o campo, tirou foto com o atacante tricolor Fred e voltou, sem problemas, para a arquibancada, pelas escadas de segurança que dão acesso ao gramado. Em seguida, o torcedor logo foi identificado e conduzido por policiais militares.

O comentarista do SporTV Lédio Carmona lamentou o incidente, e espera que os demais torcedores possam aprender com esses exemplos a se comportar nas arquibancadas.

– A gente só pode lamentar. Os estádios agora não têm alambrados e proteção para os torcedores, e eles têm que aprender a trabalhar com essa liberdade. O que ele fez foi absolutamente indesculpável. O torcedor entra em campo no meio do jogo e se acha no direito de fazer isso para tirar foto com um jogador que está exercendo o seu ofício. Claro que o Fred ficou assustado, e o torcedor depois foi detido pela polícia. Não dá para passar em branco, a polícia tem que identificar o torcedor e levá-lo, passar um sermão, mostrar que não é esse o caminho. Nós agora temos estádios abertos, isso não pode acontecer. Na Europa isso às vezes acontece também, mas não é legal.

Pela mesma rodada, a sétima do Campeonato Brasileiro, outro problema com torcedor já tinha acontecido no sábado, no Mané Garrincha, durante a partida entre Flamengo e Coritiba. Um copo foi arremessado na direção do lateral Diogo, do time paranaense. Apesar da atitude do torcedor com a camisa do Flamengo, os demais rubro-negros que estavam próximos deduraram o baderneiro e chamaram a polícia para retirá-lo da arquibancada do Mané Garrincha.

A invasão de torcedor ao gramado pode render grandes prejuízos aos clubes mandantes, como multa de até R$ 100 mil e perda de até dez mandos de campo em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com a identificação do infrator, os clubes podem escapar das punições, como nos dois casos citados.

De boné, torcedor do Fluminense é detido pela polícia na Arena Pernambuco (Foto: Elton de Castro)

Link da notícia original: Lédio diz que invasão de torcedor na Arena Pernambuco é ‘indescupável’