Um título sem estrelas? Xerém é a aposta do Flu para ser campeão estadual

Foi em 2012 que o Fluminense conquistou pela última vez o Campeonato Carioca. Naquele ano, a Unimed ainda era a grande parceira do clube e responsável por pagar salários milionários a jogadores como o centroavante Fred. De lá para cá, todos os demais times grandes do Rio ergueram a taça ao menos uma vez. A época de vacas gordas passou e, vivendo um outro momento, o Tricolor aposta nas crias de Xerém para voltar a ser campeão estadual.

Por ironia do destino, desta vez quem tem um elenco recheado de estrelas é o rival Flamengo. Mas nem isso é motivo para “tirar os pés do chão”. “O Fluminense passou anos de sua história com uma grande patrocinadora que ajudou com ídolos e conquistas, mas essa não era a nossa realidade. Hoje, com a disparidade de cotas de TV, seguimos um caminho diferente. O jogador jovem sabe que precisa vencer para crescer, não vamos contratar ninguém para compor elenco”, disse Marcelo Teixeira, gerente geral de futebol tricolor, ao site ​Uol.

A materialização deste pensamento é nítida. Gustavo Scarpa, Wendel, Douglas e Léo se firmaram entre os titulares. E mais. A grande “estrela” está no banco de reservas: o técnico Abel Braga. “Há uma linha de pensamento nos últimos cinco anos. Nesse período houve uma evolução gigante na base. Existiam pensamentos, mas soltos. Agora, as coisas estão sendo conectadas, começou a se pensar muito em como começar a competir estrategicamente no mercado”, destacou Marcelo Veiga, coordenador técnico das divisões de base.

Se o Fluminense será campeão ninguém sabe. O que se sabe é que existe um trabalho, e muito bem feito.

Link da notícia original: Um título sem estrelas? Xerém é a aposta do Flu para ser campeão estadual