TIM 4G: a Grandeza de Rivellino

Craque formado no futebol de salão, Roberto Rivellino fazia o que queria com a perna esquerda. Dono de um incrível domínio de bola e de grande capacidade de dar dribles curtos, lançamentos precisos e passes perfeitos, fazia gols, muitos gols (296 ao longo da carreira). Exímio cobrador de faltas, jogava tanto como ponta-esquerda quanto no meio-campo. Além da habilidade com a perna esquerda, tinha o chute forte de longa distância como marca, e foi o escolhido pela genialidade como primeiro representante do Tricolor das Laranjeiras entre os craques TIM 4G, patrocinadora do clube.

Rivellino é ídolo tanto no Corinthians – onde atuou entre 1965 e 1974 – quanto no Fluminense, clube que defendeu de 1975 a 1978, sempre com a camisa 10. Pelo Timão, despontou proveniente da base. Chegou à Seleção Brasileira e fez parte do time de craques campeões mundiais em 1970, para muitos, o maior time de todos os tempos. 

A ida para o Fluminense aconteceu depois de uma saída frustrante com a camisa corintiana. Após perder a final do Campeonato Paulista de 1974 para o Palmeiras, o Reizinho do Parque São Jorge foi acusado pela torcida de ter feito corpo mole contra o maior rival e deixou o Timão pela porta dos fundos.

Mas soube dar a volta por cima. Teve Grandeza, um dos atributos do TIM 4G . A estreia nas Laranjeiras, em 1975, foi fulminante. No confronto contra o ex-time, num amistoso em pleno sábado de Carnaval, no Rio de Janeiro, e diante de 40 mil torcedores, Rivellino marcou três vezes na goleada carioca por 4 a 1. Caiu nas graças da torcida e, ao lado de feras como Carlos Alberto Torres, Gil, Paulo César Caju, entre outros, formou a Máquina Tricolor bicampeã carioca. É considerado um dos maiores ídolos da história tanto do Fluminense quanto do Corinthians, tendo com um de seus fãs ninguém menos do que o argentino Maradona.

Rivellino ainda disputou as Copas de 74, na Alemanha, e 78, na Argentina, com o Brasil terminando em quarto e terceiro lugares, respectivamente.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro das décadas de 70, 80 ou 90, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques do passado e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

Link da notícia original: TIM 4G: a Grandeza de Rivellino