Técnico mantém base invicta e traz destaques de Botafogo, Avaí e Sport

O técnico da seleção brasileira de futebol de areia, Gilberto Costa, anunciou nesta segunda-feira a lista de 16 jogadores que farão parte da preparação para as eliminatórias sul-americanas. O treinador manteve a base que fez o Brasil passar pelo ano de 2016 de forma invicta, com 22 vitórias em 22 jogos. As três novidades do elenco são Bryan, do Botafogo, artilheiro do Campeonato Brasileiro de Clubes, em Santos, Neto, do Avaí, e José Lucas, que atua pelo Sport Recife e passou por um período de treinos com a seleção brasileira no ano passado. O jogador foi eleito em maio do ano passado a revelação da Copa Brasil, em São Luís, no Maranhão.

O torneio, que será disputado de 5 a 12 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai, dará três vagas para a Copa do Mundo de 2017, chancelada pela FIFA, nas Bahamas. O Mundial do Caribe será realizado entre de abril e 7 de maio. Na convocação, estão ainda jogadores do Vasco da Gama, atual campeão brasileira e da Copa Libertadores, além de representantes de Fluminense, Botafogo, Sampaio Corrêa e dos russos Krylya Sovetov, Kristall e Lokomotiv de Moscou.

Técnico mantém base invicta em 2016 e traz três novidades de Botafogo, Avaí e Sport Recife (Foto: Marcello Zambrana)

O treinador manteve a base que fez o Brasil passar pelo ano de 2016 de forma invicta, com 22 vitórias em 22 jogos. As três novidades do elenco são Bryan, do Botafogo, artilheiro do Campeonato Brasileiro de Clubes, em Santos, Neto, do Avaí, e José Lucas, que atua pelo Sport Recife e passou por um período de treinos com a seleção brasileira no ano passado. O jogador foi eleito em maio do ano passado a revelação da Copa Brasil, em São Luís, no Maranhão.

– Conseguimos formar uma boa base, mas que precisa ser alimentada sempre por jogadores com potencial. Não pode existir zona de conforto. Bryan e Lucas vinham sendo monitorados, fizeram boas competições em seus clubes na Itália, mostraram ótimo desempenho no Campeonato Brasileiro, e precisam evoluir taticamente, mas tenho certeza de que vão aproveitar essa oportunidade. Além disso, depois de algum tempo, temos um jogador do sul do país convocado, e o Neto se mostrou capaz de se adaptar à metodologia de trabalho – comentou Gilberto.

A preparação será feita em Foz do Iguaçu, no Paraná, dentro do complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, onde está sendo construída uma arena permanente que abrigará diversas ações, inclusive clínicas, workshops e um campeonato com times da região no período em que a seleção brasileira estiver treinando.

O Brasil, hexacampeão das eliminatórias (2015-2011-2009-2008-2006-2005), ainda não conhece seus adversários no qualificatório – o sorteio será realizado nesta semana -, mas chega com um bom retrospecto na competição: em 38 partidas, foram 36 vitórias e apenas duas derrotas.

A seleção brasileira vem de uma temporada 2016 impecável, com 22 partidas e cinco títulos internacionais (Sul-Americano, Mundialito Cascais, Mundialito Santos, Copa Intercontinental e Copa América. Em sua caminhada na temporada, a Seleção Brasileira marcou 177 gols (média superior a 8 por jogo) e sofreu apenas 44 (média de 2 por partida), derrotando forças da modalidade como Rússia (bicampeã mundial), Paraguai, Japão, Irã, Taiti (atual vice-campeão mundial), Portugal (atual campeão mundial), Polônia (campeã das Eliminatórias da Europa) e Itália, sendo que os quatro últimos já estão classificados para o Mundial.

01

confira a lista de convocados

Goleiros – Mão (Espírito Santo-ES), Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ) e Leandro Fanta (Sampaio Corrêa-MA)
Defensores – Catarino (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Krylya Sovetov-RUS), Bruno Xavier (Kristall-RUS), Nelito (Fluminense-RJ), José Lucas (Sport Recife-PE) e Daniel Zidane (Lokomotiv Moscou-RUS)
Atacantes – Lucão (Vasco da Gama-RJ), Neto (Avaí-SC), Bokinha (Vasco da Gama-RJ), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Bryan (Botafogo-RJ), Rodrigo (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Corrêa-MA)

Link da notícia original: Técnico mantém base invicta e traz destaques de Botafogo, Avaí e Sport