‘Diretoria confia no Abel’, diz Torres sobre planejamento do Fluminense para 2018


O Fluminense ainda tem objetivos até o fim do ano: escapar matematicamente da Série B e — quem sabe? — conseguir uma vaga na fase preliminar da Libertadores. Mas já começa a olhar para 2018. E em meio ao planejamento para a próxima temporada, um nome é mais do que certo: Abel Braga.

Após um 2017 marcado pela morte do filho João Paulo — e todo o desgaste decorrente de seguir trabalhando após a tragédia — e pelas limitações do elenco que ele superou, o técnico está bem avaliado no Tricolor. Seu contrato vai até o fim do ano que vem. E rompê-lo está fora de cogitação.

— A diretoria confia no Abel. Da minha parte, também tenho confiança no trabalho dele — disse o gerente de futebol Alexandre Torres: — Acho, inclusive, que tem se confirmado nos últimos anos que um técnico que enfrenta um período de dificuldade e se mantém passa a conhecer melhor o grupo e conhece os jogadores da base que podem ser usados. Em momento algum foi cogitada a saída do Abel. Ele tem contrato até o ano que vem e acredito que vai se manter.

Contratado durante as férias do ano passado, Abel ouviu da diretoria que o ano de 2017 seria de limitação financeira e que a solução seria trabalhar com os jogadores de Xerém. O técnico comprou a ideia e até hoje não a abandonou. Durante a temporada, inclusive, ele nunca reclamou da juventude do elenco ou da falta de dinheiro para reforços.

Mas o planejamento do Fluminense para 2018 passará por um dilema: o clube manterá sua política de gastar pouco no futebol, mas quer diminuir o percentual de jovens no elenco. Hoje, cerca de 60% do plantel é de atletas que ainda estão nos primeiros anos de profissional.

— As oportunidades de contratação vão surgindo de acordo com o que a gente vai observando do próprio time. Agora, a gente tem uma direção, e isso aí não pode ser mudado de acordo com resultados — completou o gerente de futebol.

Link da notícia original: ‘Diretoria confia no Abel’, diz Torres sobre planejamento do Fluminense para 2018