BLOG: Jogo rápido. Resumo para você saber tudo da 28ª rodada


O líder Palmeiras fecha a rodada com 3 pontos de vantagem sobre o Flamengo (2º colocado) – depois de 4 jornadas em que a diferença entre os dois foi de apenas 1 ponto. Confira com o time comandado por Cuca conseguiu abrir essa vantagem, em uma rodada que teve 6 vitórias de visitantes, 3 triunfos de visitantes e apenas 1 empate.

Fluminense 3 x 1 Sport

São Paulo 0 x 0 Flamengo

Chapecoense 1 x 4 Vitória

Santos 2 x 0 Atlético-PR

Ponte Preta 1 x 2 Atlético-MG

Botafogo 2 x 0 Corinthians

Cruzeiro 1 x 0 Grêmio

Internacional 1 x 0 Figueirense

Santa Cruz 2 x 3 Palmeiras

Coritiba 3 x 0 América-MG

 

Confira a classificação completa aqui

 

Líderes até aqui

28ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

27ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

26ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

25ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

24ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

23ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

22ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

21ª rodada – Palmeiras (isolado) – 2 pontos de vantagem

20ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

19ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

18ª rodada – Santos (saldo de gols)

17ª rodada – Corinthians (isolado) – 1 ponto de vantagem

16ª rodada – Palmeiras (isolado) – 2 pontos de vantagem

15ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

14ª rodada – Palmeiras (isolado) – 1 ponto de vantagem

13ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

12ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem

11ª rodada – Palmeiras (isolado) – 2 pontos de vantagem

10ª rodada – Palmeiras (isolado) – 2 pontos de vantagem

9ª rodada – Palmeiras (saldo de gols)

8ª rodada – Internacional (isolado) – 3 pontos de vantagem

7ª rodada – Internacional (isolado) – 1 ponto de vantagem

6ª rodada – Corinthians (número de cartões)

5ª rodada – Internacional (isolado) – 3 pontos de vantagem

4ª rodada – Grêmio (saldo de gols)

3ª rodada – Santa Cruz (saldo de gols)

2ª rodada – Santa Cruz (saldo de gols) 

1ª rodada – Palmeiras (saldo de gols)

 

Vitória valorizada do líder

Em uma partida muito disputada, o Palmeiras bateu o Santa Cruz (3 a 2). No jogo, o 19º colocado valorizou a vitória do líder do campeonato – para vencer a partida, o Palmeiras precisou ficar 3 vezes em vantagem na contagem para conquistar o triunfo. No 1º tempo, o jogo começou equilibrado, mas a partir dos 20 minutos passou a jogar no campo do adversário e abriu a contagem. Na etapa final, o Santa Cruz partiu para o ataque e empatou a partida em duas oportunidades – 1 a 1 e 2 a 2. No final, o Palmeiras conseguiu o gol da vitória e não houve mais tempo para mais uma reação do time da casa. Além de liderar o torneio, o Palmeiras, com a vitória também tem a melhor campanha do returno – o time ainda não perdeu no 2º turno. O Santa Cruz perdeu sua 3ª partida consecutiva e fica a cada rodada mais perto de disputar a Série B no próximo ano.

 

Empate ruim

São Paulo e Flamengo empataram (0 x 0). Em uma partida em que cada time teve o domínio em cada metade da partida – o Flamengo dominou no 1ª tempo e o São Paulo foi melhor na etapa final, mas ambos, quando estiveram melhor no jogo, criaram poucas chances de gol. Chances reais mesmo, apenas 2, uma para cada lado no final da partida. A igualdade foi ruim para ambos. O time paulista não consegue se afastar das equipes que estão brigando para escapar do rebaixamento – tem 4 pontos a mais do que o 17º colocado, o Figueirense. Para o Flamengo, o empate fez o time ficar 3 pontos atrás do líder Palmeiras e também o Atlético-MG se aproximar na classificação – agora a diferença dos cariocas para os mineiros é de apenas 2 pontos.

 

Galo chegando

Excelente vitória do Atlético-MG sobre a Ponte Preta (2 a 1). Mesmo jogando em Campinas, o time mineiro conseguiu abrir vantagem de 2 gols na etapa inicial. A Ponte Preta veio com uma formação bem ofensiva para o 2º tempo, mas só conseguiu marcar uma vez. Com a vitória, a primeira como visitante no 2ª turno, o Galo chega aos 52 pontos e encosta no vice-líder Flamengo. A Ponte Preta, que só somou um ponto nos últimos 3 jogos, fica estacionada no meio da tabela e com 3 pontos de desvantagem para o 6º colocado (Atlético-PR).

 

Na briga

Jogando na Vila, o Santos bateu o Atlético-PR (2 a 0). A partida começou bem equilibrada, com as duas equipes buscando o gol. Ainda na etapa inicial o Santos marcou de pênalti – a marcação da penalidade foi muito contestada pelos paranaenses. Depois da abertura do placar o Atlético-PR ficou mais tempo no campo de ataque no restante da etapa inicial. O 2º tempo começou com o time paranaense pressionando, inclusive acertando um chute na trave, mas em um erro da defesa do Atlético-PR, o Santos conseguiu marcar o 2º gol. Além de confirmar o 4º lugar na tabela, o Santos mostrou que é muito forte como mandante – ganhou 34 pontos dos 42 possíveis como dono da casa. Por outro lado, o Atlético-PR continua sofrendo longe da Arena da Baixada – aproveitamento de apenas 16,7%.

 

Cariocas em casa

Jogando realmente em “casa”, no Estádio Giulite Coutinho, o Fluminense bateu o Sport (3 a 1). No tempo inicial, o Sport fez o gol logo no início, dominou o jogo, mas desperdiçou muitos lances de contra-ataques e não ampliou o placar. Para o 2º tempo, o Fluminense voltou com uma formação ofensiva, tomou conta da partida e marcou os três gols. Com a vitória, o Fluminense ganhou três partidas seguidas pela 1ª vez no atual Brasileiro e fica em boa posição para assegurar uma vaga na próxima Copa Libertadores. O Sport, que perdeu 3 das últimas 4 partidas, continua em situação delicada. Tem apenas 2 pontos a mais do que o 17º colocado, o Figueirense.

 

Em excelente momento no torneio, o Botafogo passou pelo Corinthians (2 a 0). Na Arena Botafogo, o time carioca dominou os primeiros 45 minutos e marcou seus dois gols na partida – lances polêmicos, no primeiro tento havia um impedimento, mas o 2º gol, apesar das reclamações, foi legal. Na etapa final, mesmo sem poder ofensivo nenhum, o Corinthians teve a chance de descontar em um pênalti – outro lance polêmico, que não deveria ser marcado – mas acabou desperdiçando a cobrança. Com a vitória, o Botafogo iguala o número de pontos do Corinthians (41), fica a apenas um do 6º colocado (o Atlético-PR) e sonha com uma vaga na próxima Libertadores. O Corinthians, apesar de bem colocado na tabela, vive um momento ruim no torneio, com apenas 1 ponto conquistado nos últimos 5 jogos.

 

Vitórias para escapar do rebaixamento

O Vitória goleou a Chapecoense (4 a 1), jogando fora de casa. Realizando grande partida nos 45 minutos iniciais, o time baiano abriu 4 gols de vantagem. Na etapa final, com o resultado definido, a Chapecoense conseguiu fazer o seu gol de honra. Com os 3 pontos conquistados, o Vitória, ainda em situação delicada, chega aos 35 pontos e abre 4 pontos para o Figueirense (17º colocado). Já a Chapecoense completa 3 jogos – 1 empate e 2 derrotas – sem vitórias no Brasileiro.

 

Com a vitória sobre o Grêmio (1 a 0), o Cruzeiro termina a rodada fora da zona do rebaixamento. O jogo do Mineirão começou com o Grêmio melhor e perdendo oportunidades. Ainda na etapa inicial, o Cruzeiro melhorou de produção e criou chances para abrir o placar. Nos últimos 45 minutos, o Cruzeiro continuou tomando a iniciativa, mas o jogo piorou muito tecnicamente, como as duas equipes errando muitos passes e dando vários chutões. No final, de tanto ficar no campo de ataque, o Cruzeiro abriu o placar após uma batida rápida de escanteio. O Cruzeiro, na luta contra o rebaixamento, conseguiu apenas sua 4ª vitória como mandante – é o time que menos venceu partidas em casa. Já o Grêmio, com 3 pontos conquistados nos últimos 4 jogos, fica 2 pontos da 6ª colocação.

 

No Beira-Rio lotado o Internacional bateu o Figueirense (1 a 0). O Colorado começou pressionando e conseguiu abrir o placar logo aos 4 minutos de jogo. Durante todo o 1º tempo, o time da casa continuou melhor e esteve próximo de aumentar o placar. Nos últimos 45 minutos, o Figueirense equilibrou as ações, mas o time catarinense não teve força ofensiva para criar uma grande oportunidade e igualar o placar. Mesmo com a vitória, a 2ª no returno, o Internacional continua entre os 4 piores times do torneio, 3 pontos atrás do primeiro clube fora da zona do rebaixamento. O Figueirense, com sua campanha fraca como visitante – 6 pontos ganhos em 42 disputados – fecha mais uma rodada na zona de rebaixamento – 2 pontos de desvantagem para o primeiro clube fora da zona do rebaixamento. 

 

Em casa, o Coritiba venceu o América-MG (3 a 0). O time paranaense fez um gol antes dos 15 minutos e dominou o adversário e perdeu chances para ampliar. Na etapa final, o Coritiba marcou logo aos 3 minutos e acabou com qualquer esperança de reação do time mineiro e, com total domínio da partida, foi criando oportunidades para ampliar a contagem, acabou fazendo o 3º. Com a vitória, o Coritiba chega aos 36 pontos e abre 5 pontos de vantagem sobre o Figueirense – 17º colocado. Já o lanterna América-MG, que ficou 4 jogos sem perder, vai precisar de um grande milagre para escapar do rebaixamento.

Link da notícia original: BLOG: Jogo rápido. Resumo para você saber tudo da 28ª rodada