Com pré-temporada menor, grandes apresentam queda de rendimento no início dos Estaduais


Ano de Copa do Mundo é um ano especial para todos os amantes do futebol, mas também traz o ônus para os clubes. Em 2018, por conta do Mundial na Rússia, as equipes tiveram uma pré-temporada mais curta, já que os jogos oficiais começaram em meados de janeiro, cerca de 15 dias antes do normal. Com isso, o rendimento dos 12 grandes times brasileiros caiu nos primeiros jogos.

Segundo o ​Blog do Rodrigo Mattos, dos 12 grandes, seis tiveram queda de desempenho em relação a 2017: São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG e Grêmio. Desses, o Rubro-Negro e o Tricolor gaúcho terminaram a última temporada mais tarde que os demais por conta das finais da Copa Sul-Americana e do Mundial de Clubes. Ambos iniciaram o ano com equipes alternativas.

Ainda de acordo com o Blog, os 12 times grandes somaram um total de 84 pontos nas quatro primeiras rodadas dos Estaduais em 2018; no ano passado, foram 97 pontos no mesmo período. O único clube fora da curva nesta estatística é o ​Palmeiras, que venceu todos os jogos que disputou nesta temporada até agora. Corinthians e Cruzeiro, por sua vez, mantiveram um rendimento similar ao de 2017.

(Foto de capa: Lucas Uebel/Grêmio)

Link da notícia original: Com pré-temporada menor, grandes apresentam queda de rendimento no início dos Estaduais